E as roupas de compressão? Funcionam?

Texto postado por Luciano julho - 12 - 2012

Temos ouvido muitos papos sobre roupas de compressão. Realmente elas funcionam? Diversas pessoas relatam suas experiências ao utilizar as famosas roupas com tecidos tecnológicos, algumas que obtiveram boas respostas ao utilizar e outras não.

Mas enfim, estes tipos de roupas vem ganhando lugares nos armários dos corredores de rua. Existem uma infinidade de produtos que vão de meias a camisetas, elas prometem um benefício enorme a quem utiliza. Estudos mostram que elas auxiliam no retorno do venoso na atividade física e também a redução da vibração muscular e dos tendões. Também existem relatos que estas roupas evitam a fadiga muscular, ajudando na recuperação muscular pós exercicio. Evitar aquelas dores musculares tendem a aparecer entre 24 e 48 horas após a prática do exercício.

Alguns comentários dizem que a utilização das meias por exemplo, em um período após o treino as dores diminuem e é um ótimo tratamento para a canelite.

Porém, um dos maiores atrativos destas roupas tem sido a promessa de aumentar o rendimento do corredor. Pesquisadores garantem que esse tipo de equipamento aumentam em torno de 3% a perfomance do atleta.

No meu caso, já utilizo as bermudas de compressão e acabo de comprar um meia de compressão. Em breve posto minhas impressões.

 

2 Responses so far.

  1. VivianNo Gravatar disse:

    Oi Luciano!
    Na minha opinião, ajudam sim. Usei pela primeira vez as meias na maratona de Ctba em 2009. Gostei mas confesso que sinto muito melhor seus efeitos na recuperação.
    A bermuda de compressão (tenho da Flets) ajuda muito nos treinos e provas acima de 25km de corrida. Menos q isso não vejo muito resultado.
    Mas vai de cada um. Ja li até uma pesquisa que diz que meias e bermudas de “compressão” tem efeito placebo na prova e só funcionam mesmo na recuperação. Vai de cada um. Eu uso e sinto melhoras!
    Abraço e bons treinos!

  2. LucianoNo Gravatar disse:

    Olá Vivian! Primeiro gostaria de agradecer a visita!

    Comprei uma agora mais para testar e verificar se ajuda na minha canelite. Confesso que me senti confortável com elas durante a corrida. Mas minha sensação realmente foi melhor depois de encerrar a corrida.


*

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube